GL events investe R$ 50 milhões no Centro de Convenções de Salvador

GL events investe R$ 50 milhões no Centro de Convenções de Salvador

Companhia, que venceu licitação, vai gerir o espaço por 25 anos

A multinacional francesa GL events, que administra os principais centros de convenções do Brasil, vai expandir sua operação para o Nordeste. O grupo acaba de vencer a licitação para gerir o Centro de Convenções de Salvador pelos próximos 25 anos. Neste período, a companhia vai investir cerca de R$ 50 milhões no espaço. No Sudeste, a GL events já faz a gestão de três espaços para eventos: Riocentro e Jeunesse Arena, no Rio de Janeiro, e o São Paulo Expo – o principal destino de eventos da América Latina. Desde 2006 no Brasil, a empresa já fez investimentos de ordem de R$ 1 bilhão no eixo Rio-São Paulo.

Em fase final de construção pela Prefeitura de Salvador, o centro de convenções em formato de uma pomba – símbolo da bandeira da capital baiana – tem previsão de inauguração para dezembro de 2019. Antes disso, a GL events dará início ao trabalho de prospecção, a fim de captar clientes e construir a agenda de feiras, congressos, shows, formaturas, seminários e outros eventos para o novo Centro de Convenções de Salvador.

“Depois de 13 anos de investimentos e operações bem-sucedidas no Sudeste, inclusive com o fornecimento de infraestruturas temporárias e serviços para os maiores eventos internacionais que aconteceram no país, como Olimpíadas e Copa do Mundo, expandir nossa atuação para o Nordeste é estratégico para os negócios da companhia. O objetivo é usar a força do grupo no país e exterior para desenvolver novos eventos na cidade e tornar o destino ainda mais atrativo”, afirma Rodolfo Andrade, diretor de Novos Negócios da GL events no Brasil, um dos maiores conglomerados empresariais do setor de eventos do mundo.

Sobre a GL events

Presente em mais de 20 países nos cinco continentes, administra 50 espaços, entre pavilhões de exposições, centros de convenções e arenas multiuso. Com faturamento de 1.041 bilhão de euros em 2018, a empresa tem atualmente mais de 4.500 funcionários, sendo 36% deles fora da França. A companhia chegou em 2006 no país, onde já investiu cerca de R$ 1 bilhão e vem expandindo seus negócios. Atualmente conta com um portfólio de seis empresas no Brasil, com escritórios no Rio de Janeiro e em São Paulo.

O grupo é responsável pela gestão dos Centro de Exposições, Congressos e Convenções São Paulo Expo, o principal destino de eventos da América Latina, e Riocentro, além da Jeunesse Arena, na Barra da Tijuca. A GL events atuou na montagem e fornecimento de instalações temporárias de todos os grandes eventos internacionais realizados no Brasil: Jogos Panamericanos de 2007, Rio + 20, Copa das Confederações de 2013, Copa do Mundo de 2014, Jornada Mundial da Juventude e Olimpíadas Rio 2016, além de eventos esportivos e shows.

Um dos principais líderes de mercado, a GL events opera em toda cadeia de eventos na América Latina, com quatro linhas de negócios distintas, reproduzindo o modelo de negócios da matriz. A GL events Exhibitions responde pelos projetos de organização e produção de feiras de negócios e a GL events Venues faz a gestão de espaços para eventos. O Brasil é o primeiro país a operar uma linha de negócios adicional, a GL events Hospitality, que atua principalmente na gestão de atividades hoteleiras, alimentos e bebidas, e é responsável pelo Grand Mercure Riocentro, hotel cinco estrelas na Barra da Tijuca. Além dos espaços para eventos sob sua gestão, a GL events tem em seu portfólio a GL events Live especializada na concepção, produção e fornecimento de serviços e instalação de estruturas temporárias para eventos de todos os tipos e portes.